Vila Belmiro

 

Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, é o maior estádio de futebol da Baixada Santista e abriga o Santos FC, um clube de futebol no Brasil, que foi fundado em 14 de Abril de 1912 e revelou o Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente por Pelé.

O estádio na Vila Belmiro foi construído em 1916 e é um dos estádios mais antigos do Brasil e tem capacidade atual para 21.256 Torcedores. Está localizado na Rua Princesa Isabel, 77, perto de onde encontra-se o Estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista.

 

História

O Estádio em 2006, num jogo entre Santos eMogi-Mirim (vencido pelo peixe por 2x0).

Santos Futebol Clube, logo após sua fundação, realizava seus treinos em um campo localizado no Bairro do Macuco. Como o gramado não tinha as dimensões oficiais mínimas, seus jogos eram disputados no terreno onde hoje está a "Igreja Coração de Maria", na avenida Ana Costa.

O campo no entanto, era utilizado também por outros clubes da cidade. Em 1915, a situação chegava a um limite, obrigando o clube a rejeitar visitas de clubes internacionais, inclusive.

Para resolver o problema, os dirigentes passaram a procurar terrenos na cidade. Em 31 de maio de 1916, uma Assembléia Geral aprovou a compra de uma área de 16.500 metros quadrados, no Bairro da Vila Belmiro.

E no dia 12 de outubro daquele ano, o sonho se torna realidade com a inauguração da praça de esportes da Vila Belmiro. O primeiro jogo, foi realizado 10 dias depois, contra o Ypiranga, válido pelo Campeonato Paulista. O Santos venceu por 2-1, sendo Adolfo Millon Jr. o autor do primeiro gol no estádio.

 

Chamado carinhosamente de a Vila mais famosa do Mundo, o nome oficial do estádio é Urbano Caldeira. Durante o periodo conhecido como " a era Pelé " (1957-1974), em virtude de os adversários sairem derrotados com frequencia pelo Santos F.C em seu estádio neste período, o estádio ficou conhecido pelo apelido de " O alçapão da Vila "

A denominação Estádio Urbano Caldeira, surgiu em 1933, como homenagem a um dos maiores benfeitores do clube.

Caldeira foi um dos mais fanáticos entusiastas do clube, dedicando 20 anos de sua vida ao engrandecimento do Santos.

[editar]A iluminação

O Estádio Urbano Caldeira teve sua iluminação inaugurada em 1931. No dia 21 de março, às 20 horas, eram acesos os refletores do campo. Para marcar a ocasião, o Santos enfrentou uma seleção da cidade, a qual venceu por 1-0.

[editar]Reforma e ampliação

Logo após o término do Campeonato Paulista de 1996, a diretoria do clube decidiu que o gramado da Vila Belmiro, amplamente criticado, passaria por uma ampla reforma.

Memorial das Conquistas, lugar onde são guardados todos os troféus conquistados pelo clube.

Um moderno sistema de drenagem e irrigação controlado por computador foi instalado, o que proporcionou perfeitas condições de jogo com qualquer tempo. Hoje o gramado e o sistema de drenagem é melhor do que a maioria dos tradicionais estádios de São Paulo e do Brasil.

A inauguração aconteceu no dia 27 de março de 1997, quando o Santos venceu oInternacional, em jogo válido pela Copa do Brasil.

Concomitantemente à reforma do gramado, foi construído o complemento do anel da arquibancada atrás do gol de fundo do estádio. Além de aumentar a capacidade em cerca de 4.000 torcedores, a obra possibilitou uma harmonia arquitetônica ao estádio.

[editar]Nova iluminação

Jogo envolvendo Corinthians e Santos.

No dia 27 de janeiro de 1999, o Santos deu mais um passo para oferecer um estádio mais moderno aos seus torcedores. Neste dia, momentos antes de um clássico contra oPalmeiras, foi inaugurado o novo sistema de iluminação, tornando o estádio uma das praças de esportes mais bem iluminadas do Brasil.

Com a obra, o estádio passou a oferecer um nível médio de iluminação de 1.200 lux, acima da recomendação mínima da FIFA de 1.000 lux.

[editar]Memorial das Conquistas

No dia 17 de novembro de 2003, dias depois do aniversário de 40 anos da conquista Mundial de 1963 do Santos, foi inaugurado no estádio o Memorial das Conquistas. Além de contar toda história do clube, o museu abriga todos os títulos conquistados pelo peixe. Lá, estão guardados vários troféus conquistados pelo Santos, incluindo os dois Mundiais de 1962 e 1963, as Libertadores dos mesmos anos e os Brasileiros de 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004. A visita ao museu inclui, também, os vestiários dos jogadores e entrada no campo.

[editar]Localização

O estádio fica situado próximo ao centro de Santos (aproximadamente 2 km), separado deste pelo Túnel Rubens Ferreira Martins. As referências locais são o Canal 2, a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Beneficência Portuguesa e o Estádio Ulrico Mursa (A.A. Portuguesa Santista).