Torcida Jovem

01/05/2011 20:56

 

 

A história da Torcida Jovem se confunde um pouco com a história do próprio clube. Hoje, já não se pode pensar em Santos sem lembrar-se, inevitavelmente, de sua maior torcida oficial. A Torcida começou com a mesma abnegação, o mesmo entusiasmo dos jovens que fundaram o clube no dia 14 de abril de 1912. Durante os anos de 1966 a 1968, quando o Santos ainda não possuía, principalmente em São Paulo, o mesmo número de torcedores que possui hoje, um grupo de rapazes, fazia questão de comparecer em todas as partidas que o time jogava na Capital.

Depois de cinco partidas, esses torcedores começaram a se conhecer e a combinar de ir ao estádio em lugar fixo. O hábito de freqüentar os jogos do Santos tornou-se tão comum que em 1969, eles resolveram fundar uma torcida oficial uniformizada que a partir daquele momento fosse em todos os jogos do Peixe. No dia 26 de setembro de 1969, quando o Santos retornava de mais uma excursão vitoriosa, invicto em uma série de 7 partidas pela Europa, 13 garotos, reunidos em uma velha casa no tradicional bairro do Brás, em São Paulo, decidiram fundar oficialmente a Torcida Jovem.

A primeira grande alegria da Torcida Jovem não tardou a acontecer. Foi no dia 19 de novembro daquele mesmo ano, no Rio de Janeiro, por ocasião da marcação do milésimo gol de Pelé. Depois disso, não demorou muito para que um movimento de adesão de torcedores fosse iniciado. O Santos representava naquele momento o sonho de todo garoto que começava a entender futebol, a dar seu primeiro chute numa bola. Ano em que o time conquistou o tri-campeonato paulista, Pelé marcava o milésimo gol e véspera da maior conquista do futebol brasileiro que foi o tri-campeonato do México em 1970.

A Torcida Jovem também é conhecida por ser uma torcida politizada, sempre envolvida em discussões e com a preocupação de defender seus interesses, em prol do Santos FC. Por isso, foi uma das fundadoras da Associação das Torcidas Organizadas de São Paulo (ATOESP) e mais tarde da Associação das Torcidas Organizadas de Santos (ATOS).

 
 
ESCOLA DE SAMBA

 

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Torcida Jovem surgiu no ano de 1978 e foi protagonista de uma das maiores ascenções entre as agremiações carnavalescas do estado de São Paulo. O que atualmente é a Escola de Samba da Torcida Jovem, um dia iniciou como bloco de carnaval, na cidade de São Paulo. 

Neste período de existência, o G.R.C. E.S. Torcida Jovem conquistou o campeonato do Carnaval entre os blocos por quatro vezes, ficando por 10 vezes na segunda posição e outras quatro ocasições na terceira colocação. Isso demonstra que, ao longo do tempo que o grupo levou a alegria às ruas, defendendo a arte e a cultura popular, sempre manteve tradição e apareceu entre os maiores expositores regionais da festividade brasileira. 

Em 2004, a Escola de Samba da Torcida Jovem deu um grande salto em sua história ao conquistar o título do Grupo III do Carnaval de São Paulo, o que permitiu ao representantes do Santos Futebol Clube disputar o Grupo II do Desfile das Escolas de Samba no ano de 2005. 

O endereço da quadra da Escola da Jovem, que tem o nome de Cosmo Damião Freitas, é Rua Doutor Luiz Carlos 1, Jardim Aricanduva, em São Paulo (SP).

SEDE
A sede oficial do Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Torcida Jovem do Santos Futebol Clube fica em São Paulo Capital. A quadra Cosmo Damião Freitas, com seu nome em homenagem a um dos fundadores da torcida organizada, fica na Rua Diamante Preto, 773 - Vila Carrão, São Paulo (SP).

Além da sede oficial, a Torcida Jovem possui duas subsedes oficiais. Uma localizada em São Bernardo do Campo, na região do ABC, onde o Alvinegro tem um grande número de torcedores, e uma em Santos, conhecida como subsede Baixada.

 
ASSOCIE-SE
Interessados em se associar à Torcida Jovem devem comparecer à sede, ou uma duas sub-sedes, com uma foto 3x4, xerox do RG, xerox do comprovante de residência e pagar uma taxa de R$15. Caso a associação seja feita em uma das sub-sedes, devem ser levadas duas fotos 3x4.

Endereço das subsedes
Subsede ABC: Rua Jurubatuba, 1.635- Sala 1 e 2- em São Bernardo do Campo (SP). Telefone para contato: (11) 4338-4533.

Subsede Baixada Santista:
 Rua Princesa Izabel, 43- na Vila Belmiro, em Santos-SP. Telefone para contato: (13) 3251-5831.

SITE
A Torcida Jovem do Santos Futebol Clube possui um website: https://www.torcidajovem.com.br .