Sangue Jovem

01/05/2011 20:55

 

A Torcida Organizada Sangue Jovem é uma tradicional organizada do Santos Futebol Clube. Não foi a primeira delas, mas é discidente de uma das principais difusoras dos movimentos de torcedores pró-Santos FC. Foi fundada no dia 01/17/1988, por ex-membros da Sangue Santista. Nasceu e tem sua sede na Baixada Santista, tendo como sua primeira "casa" um escritório na Rua Amador Bueno, no Centro de Santos (SP).

Na época, o escritório era pequeno, o que fez a torcida criar sua primeira tradição, que era a festa em torno do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), onde os associados da torcida se encontravam antes dos jogos, ajudando também a consagrar alguns bares do bairro. Com o crescimento da torcida ao passar dos anos, foi necessário arrumar uma nova sede. 

A Sangue Jovem é considerada a segunda 
maior torcida organizada do Santos FC

Durante cerca de sete anos, entre 1998 e 2005, a Sangue Jovem se instalou em outro local, na ocasião, mais perto da Vila Belmiro. A casa se localizava na rua Dom Pedro I, em frente aos portões 25 e 26 da Vila Belmiro. Nesta passagem, os torcedores santistas pintaram o símbolo da tocida na parede externa do estádio, e ficaram conhecidos como a única torcida oficial a ter seu logo estampado em um estádio brasileiro.

A Sangue Jovem é a única torcida organizada brasileira 
a ter seu nome estampado em um estádio 


Porém, no ano de 2006, com o retorno do Carnaval à cidade de Santos (que não foi realizado por cinco anos devido à implicações na prefeitura), a Sangue Jovem entrou de vez na briga pelo título e precisava de mais espaço para os treinos, o que acarretou na segunda mudança do grupo, agora para uma quadra no Bairro do Macuco, ainda em Santos. 

O lema da torcida é Carater, Honra e Disposição, e mostra o ideal do grupo de estar sempre ao lado do Santos Futebol Clube, seja qual for a situação.

SANGUE NO SAMBA
O Grêmio Recreativo Cultural Torcida e Universidade do Samba Sangue Jovem foi fundado no dia 29 de março do ano de 2000. Na cerimônia de batistmo, a madrinha da escola santista foi a Vila Isabel do Rio de Janeiro. Entretanto, no ano de sua fundação a G.R.C.T.U.S. Sangue Jovem não participou do carnaval, que não aconteceu na cidade de Santos. 

A Sangue Jovem teve sua primeira oportunidade de desfilar nas passarelas do samba no ano de 2006, quando o Desfile das Escolas de Samba de Santos voltou a acontecer. Logo em sua primeira oportunidade, o grupo santista fez bonito, vencendo o carnaval daquele ano. 

ASSOCIE-SE
A Sangue Jovem, além de sua quadra, possui uma subsede oficial, localizada em São Vicente (SP), outra cidade da Baixada Santista. Entretanto quem deseja se associar, deve fazê-lo pela primeira sede, que fica na Avenida Bernardino de Campos, nº 391, bairro do Campo Grande, em Santos (SP) - tel.: (013) 3349-4449. Interessados devem levar uma xerox do RG, foto 3 x 4 e a pagar uma taxa para a carteirinha e a associação. A Sangue Jovem realiza caravanas para todos os jogos do Santos Futebol Clube fora de casa.