A-10 Brigada Santista

01/05/2011 20:45

 A A-10 Brigada Santista foi criada em meados de agosto do ano de 2006. Com a idéia de formar um novo grupo de torcedores alvinegros, alguns jovens se juntaram em um site de relacionamentos na internet para botar a idéia em ação. Aos poucos, o movimento começou a crescer e ganhar novos adeptos.

 

 

O diferencial da A-10 Brigada Santista do Santos Futebol Clube é que ela não é uma torcida organizada, portanto, ninguém se associa a ela, só ao clube. Entre seus ideais estão apoiar o Santos FC incondicionalmente, com gritos de guerra elaborados pela própria torcida, e incentivá-lo diante de qual for a situação em que o time se encontra. O que destaca na A-10 é o fato de ser um movimento livre, sem diretoria e sem lideranças, onde qualquer pessoa pode aderir o conceito, bastando apenas comparecer no jogos com uma camisa do Santos FC.

A estréia da Brigada Santista foi no dia 20 de setembro de 2006, no jogo disputado na Vila Belmiro contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. Cerca de 30 pessoas compareceram no empate em 1 a 1, mas não pararam de pular durante os 90 minutos, no que foi o começo da nova torcida.

 

 
 
Outra diferença da torcida são os acessórios adotados. São utilizados tirantes, faixas de cor única que ficam amarradas no local onde a torcida se encontra. Além disso, os santistas escrevem em seus trapos mensagens de apoio ao Santos FC, mas não pintam o nome do movimento. Como toda boa torcida brasileira, a A-10 Brigada Santista também possui uma bateria para dar ritmo às canções entoadas durante os jogos.